Prisões de segurança máxima
Entre as principais prisões de segurança máxima no Brasil se destaca Presidente Venceslau, na qual estão presos os principais suspeitos de liderarem o crime organizado brasileiro, inclusive Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, que pode ser o líder do PCC (Primeiro Comando da Capital).
Assim como outras prisões de segurança máxima no território nacional, em Presidente Venceslau o banho de sol dura 3 horas, aproximadamente, momento em que os líderes se reúnem para discutir assunto referentes à organização, conforme diz a reportagem no video acima.
Presidente Venceslau fica a 620 km da capital paulista. Embora tenha capacidade para 1250 presos o presídio quase sempre abriga no máximo ¾ do que pode suportar – isso tudo por questões de segurança.
Ao todo há 6 alas, uma isolada da outra. Lá há muros largos com 10 metros de altura, policiais de elite armados de fuzis e vigilância permanente!
Durante os atentados contra policiais, cujos boatos apontavam autoria ao PCC, em 2006, a cidade de São Paulo viveu dias intensos. Nessa época o poder policial resolveu gravar o que acontecia na ala à qual estava o principal suspeito de liderar o crime organizado – imagens presentes no vídeo desse post.
Prisões de segurança máxima: Presidente Venceslau
As gravações foram televisionadas pelo Domingo Espetacular, programa da Rede Record que às vezes tem matérias completas sobre prisões de segurança máxima.
Ao assistir, você pode notar a presença de um especialista que demonstra como os suspeitos de crime organizado se comunicam sob os olhos dos guardas armados e preparados até contra resgates com helicópteros.